top of page

O que aprendi com quase 200 horas de leitura energética focada nos chacras?

Atualizado: 16 de mar. de 2020

Ao longo da minha experiência de 20 anos com energias sutis fui desenvolvendo a habilidade de perceber energias de objetos, ambientes e de pessoas. E nos últimos 10 anos venho fazendo de forma mais técnica através de pesquisas independentes e experimentações pessoais, cursos e atendimentos. Faz pouco mais de 1 ano que elaborei a proposta da Leitura Energética Focada nos Chacras, e já estamos próximos de 200 horas de leitura executada de pessoas com idades diferentes, locais diferentes incluindo fora do Brasil, com questões e problemas completamente diferentes das que eu vivencio com meus próprios chacras.


É importante reforçar o ponto de que a Leitura Energética que faço é uma das minhas principais fontes de pesquisa sobre o entendimento prático sobre os chacras, pois experimento chacras em situações diferentes a cada leitura.


 


O que venho aprendendo através das leituras energéticas?


Cada vez mais fica muito claro que na literatura e nos conteúdos que existem disponíveis na web nós não encontramos nada muito prático sobre chacras e energias sutis, de compreensão mais acessível, palpável de entendimento sobre questões comportamentais do nosso dia a dia. É muito fácil encontrar informações genéricas e muitas vezes que não fazem muito sentido como:


- Cores dos chacras

- Trabalhar os chacras a partir de frequências em Hertz

- Funções repetidas para chacras diferentes ou funções que não fazem sentido no chacra

- Reforço repetitivo e negativo em situações muito raras de bloqueio e desalinhamento (realmente são raras essas condições de bloqueios e desalinhamentos e as quase 200 horas de leitura que já fiz com pessoas com níveis diferentes de sofrimento e crises diversas)

- Técnicas terapêuticas que trabalham outras coisas apesar de propor desbloqueios e alinhamentos nos chacras (novamente repito que essas condições são bem raras)

- Mantras, meditações e sons que trabalham chacras específicos

- E outras coisinhas mais...


Mas de onde você tira confiança pra falar essas coisas sobre chacras?


Toda leitura que fazemos nós enviamos um feedback de avaliação para registrar e medir vários aspectos que foram trabalhados na leitura e logo abaixo temos um gráfico com as respostas referente a leitura em si e o grau de qualidade das informações captadas durante a leitura: (data-base do feedback das leituras: março-2020, baseado em cerca de 200 horas de leitura energética)









Esse feedback da leitura que faço aponta que o nível de precisão da leitura acima de 90% indica que o que percebo em qualquer pessoa tem um peso e um lugar de autoridade para poder ter cada vez mais elementos pra afirmar o que é função e responsabilidade de cada chacra.


As pessoas responderam também que o nível de objetividade e relevância das informações energéticas percebidas durante a leitura foram bem altas, acima de 80% indicando que o que capto na leitura em cada chacra é muito relevante e focado para pontuar o que venho falando sobre os chacras.


Essa é minha base de pesquisa, experimentar e colher feedback o tempo todo. Faz com que aumente minha capacidade de foco nas leituras e mais precisão e objetividade nas informações a serem captadas. Por isso é tão importante que cada vez mais as pessoas experimentem essa leitura, mesmo que seja pra contribuir com essa pesquisa em andamento e que será de constante desenvolvimento ao longo dos anos pesquisa do VibeLab.


O que descobri sobre as funções e anatomia dos chacras?


Cada vez mais percebo que os chacras funcionam de forma muito básica e direta em relação ao nosso comportamento. Desde uma tendência a acumular pensamentos na área da testa e afetar o funcionamento da intuição através do chacra frontal, até a sua capacidade de organizar tarefas no dia a dia e materializar suas vontades e desejos que são funções do chacra sexual.


Então vou detalhar um pouco essas descobertas em cada um dos chacras que fazem parte da leitura energética com o foco nos chacras:


- Chacra Coronário:


Tudo aquilo que vai de encontro com cada decisão e passo dado para você se melhorar como pessoa aparece aqui nesse chacra. As coisas mais comuns são o disparo de outros chacras funcionando como interdependentes e é normal o cardiochacra aparecer com um padrão de medo. Mostrando que a pessoa tem algumas travas e sente medo quando o assunto é evoluir como um ser integral, além do corpo físico e vida física.


Nesse chacra é muito comum aparecer alta atividade de leitura através da região do chacra frontal como principal fonte e forma da pessoa se aperfeiçoar e evoluir. É muito raro as pessoas apresentarem esse chacra com atividade fluida e bem ativo devido a alta racionalização de tudo, necessidade de controle e pressa pra evoluir.


Aqui a gente vê a parte prática de como a pessoa faz pra se melhorar, simples assim.

Pensou em estudar sobre meditação? Gerou demanda de conexão e produção energética pra esse chacra.

Cogitou abandonar aquele hábito que te pesa e não leva a lugar nenhum? Gerou novamente uma demanda de energia pra esse chacra.


- Chacra Frontal:


Talvez seja um dos chacras com mais folclore, firula, marketing e misticismo por associar sempre essa função com seres espirituais super desenvolvidos, gurus e por aí vai. Muitas vezes associam como o terceiro olho ou como instrumento de vivenciar o fenômeno da clarividência. Bom, pra mim esse chacra tem seu grau de importância como qualquer outro, não há espaço para mistificar um chacra específico ou qualquer assunto que envolva energias sutis.


Dito isso proponho aqui um exercício de simplicidade para entender sobre esse chacra:


Pra soltar a intuição é preciso duas coisas: relaxar a mente e harmonizar os dois lados dos lobos frontais (esquerdo e direito), com os pensamentos mais técnicos e objetivos (lado esquerdo) em plena conexão com os pensamentos mais subjetivos, criativos e imaginativos (lado direito). Quanto mais rigidez ou predominância de pensamento somente com um dos lados, menos fluidez e soltura seu chacra frontal terá, comprometendo assim sua intuição.


Esse chacra tem a forma parecida com a de uma tromba elástica, que ao relaxar os pensamentos essa tromba elástica de energias sutis se solta mais e começa a captar informações energéticas que vão promover soluções e avisos sobre tudo que envolve as interações energéticas que você faz.

O chacra frontal solto capta coisas que nos alertam de perigos, trazem ideias de coisas que estão além da lógica racional e da imaginação. Serve como um detetive e mecanismo de alerta pessoal, nos colocando a parte de tudo aquilo que é extrassensorial e que nos afeta de alguma forma, principalmente usando as ideias e nossa mente como principal elemento de processar tudo aquilo que é captado por ele.


Tá pensando demais? Pouca intuição

Tá viajando demais em fantasias e imaginação? Pouca intuição

Tá forçando entender alguma coisa usando em excesso um dos lados do cérebro? Pouca intuição

Tá com a mente leve, sem forçar entendimentos? Muita intuição

Tá sem expectativa, julgamentos e juízo de valor? Muita intuição


Lembre de usar essa ferramenta da intuição como seu principal aliado pra ter confiança no que pensa e no que vai te fazer bem no dia a dia e pra sua vida.


- Chacra Laríngeo:


O ponto mais importante de falar o que pouca gente fala sobre o funcionamento desse chacra é de que a gente não precisa destinar para um alvo específico aquilo que fica entalado na garganta ou o que sente no seu cardiochacra. A energia só quer sair do seu corpo energético pra te aliviar e te manter em equilíbrio. Basta sentir o que te incomoda e parece que quer sair pelo uso da voz (fala, canto, gritos, gargalhadas e afins) e por pra fora, mesmo que não pense em ninguém para ouvir. Pode falar sozinho mesmo, procure um lugar confortável e seguro pra fazer isso.


Recomendo sempre que as pessoas façam terapias e psicoterapias com profissionais qualificados. A terapia tem um importante papel de fazer você acessar o que tá ali no cardiochacra e que precisa sair através da fala. O ambiente de terapia é um ambiente seguro, otimizado para que isso aconteça de forma fluida.


É comum aparecer nas leituras a tendência das pessoas de subirem as energias para a região de pensamentos. Em vez de usar o chacra laríngeo para por pra fora através da expressão da voz, as pessoas sobem essa energia pra cabeça, usando o lado esquerdo do cérebro criando diálogos mais técnicos com base em fatos e objetividade ou usado o lado direito, criando diálogos mentais imaginários que só poderiam acontecer na mente da pessoa.


Fique em alerta pra que isso não aconteça com frequência, não acumule pensamentos de diálogos e conversas mentais que deveriam estar saindo pelo chacra laríngeo.


- Chacra Cardíaco:


Nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou nossa central de tretas de relacionamentos com os outros e com a gente mesmo. A gente ouve muito falar desse chacra com coisas complexas e meio inalcançáveis na prática do dia a dia como meditar para o amor incondicional, bondade amorosa e afins. Não acho que isso seja errado, muito pelo contrário, em momentos mais sombrios que vivemos em nossa sociedade essas práticas são muito importantes, mas não é o que vejo na prática das leituras essa demanda de trabalho para melhorar a harmonia do chacra cardíaco.


Sempre pensando em praticidade, simplicidade e falando com os pés no chão, o que mais esse chacra quer é que você acesse aquilo que é desconfortável pra você, para poder movimentar as energias estagnadas e trazer mais leveza ao se relacionar com os outros e consigo mesmo.


Por mais que pratique algo pensando na paz mundial ou amor incondicional, o seu chacra tá ali gritando de agitação por aquela mágoa que você tem com seu pai e sua mãe lá de um episódio da sua infância. Seu chacra tá pedindo pra você "olhar" pra dentro, acessar (sentir) aquele rancor e decepção que aconteceu por causa de um relacionamento pesado, abusivo e que te deixou feridas emocionais intensas.


Seu chacra cardíaco também processa as energias de coragem e medo, que são as principais características que te ajudam a movimentar e acessar seu lugar de vulnerabilidade. Ele tá querendo que você seja livre e leve, para que possa ampliar suas conexões com as pessoas e que lá na frente você possa sentir a tão sonhada paz íntima, amor incondicional e afins. A gratidão que seu chacra terá quando você mergulhar atrás das suas tretas sentimentais mais profundas será sentida de forma intensa sem a necessidade de florear e romantizar as funções desse chacra que necessitam muito mais do nosso pé no chão do que gratidão ao cosmos.


E de novo a mesma dica: façam terapia! Pesquisem e experimentem profissionais que façam sentido pro momento que você está vivendo.


- Chacra Umbilical:


Aqui nesse chacra mora nossa força e vitalidade do corpo físico. Aqui também mora a relação com a compulsão alimentar, que aparece em um padrão energético quando essa região da barriga se conecta com a região do chacra frontal. Sempre que percebo esse padrão na leitura energética é 100% de acerto e certeza que a pessoa tem uma relação de compulsão na alimentação, e 100% de confirmação por parte da pessoa que recebe a leitura sobre ter realmente um quadro de compulsão em algum nível.


Nesse chacra também mora o lugar da raiva, que parece ser uma espécie de energia processada de forma desarmoniosa, transformando o que deveria ser força e vitalidade em outra coisa que conseguimos entender como raiva e afins, que apontam nas leituras a tendência comportamental de potencial violência, agressividade e postura reativa das pessoas.


O que mais esse chacra pede energeticamente é que você expresse essas energias com o uso do corpo físico em atividades físicas que fazem sentido pra você. Cada corpo e cada pessoa se adapta a uma atividade física diferente, desde danças diversas, corrida até artes marciais (ótimo para quem tem raiva estagnada energeticamente nessa região).


- Chacra Sexual:


Quem já fez a leitura comigo sabe que sempre enfatizo que esse chacra não está restrito ao ato sexual em si, muito pelo contrário, o que mais aparece nos atendimentos da leitura são as pautas relacionadas à produtividade da pessoa. Quanto mais tarefas a pessoa tem, mais demanda para esse chacra. Quanto mais ideias, vontades e desejos de realizar coisas, mais demanda ainda.


Aqui nesse chacra também mora o lugar da procrastinação e fatores relacionados com a organização pessoal. Nos ajuda a entender melhor ao pensar nesse chacra como um usina energética que atende a demanda de qualquer coisa que você queira ou precise entregar no mundo físico. Você entenderá que se você não se organizar bem você vai desperdiçar seu potencial criativo com facilidade. Vai comprometer inclusive o seu desejo e vontade de fazer sexo, pois esse chacra processa toda energia com relação as suas ideias, vontades e desejos e o sexo passa por isso também.


Nas leituras que faço é muito comum esse chacra estar conectado como principal fonte de disparar o gatilho da ansiedade, que energeticamente se localiza próxima a região central do fígado, entre o chacra cardíaco e o umbilical. Se tem muita coisa pra fazer (alta demanda pro chacra) e você não se organiza para realizar essas coisas, você vai começar a atropelar as energias de materialização, subindo de forma desarmônica e causando uma ansiedade um pouco mais acelerada que o normal.


Reveja seu perfil de tarefeiro em excesso, reavalie seu ritmo de atividades e comece a sentir o que você realmente deve fazer e se concentre para realizar aquela ideia ou vontade para não comprometer o bom funcionamento desse chacra tão potente que é o chacra sexual!


- Chacra Básico ou Raiz:


Esse também é um dos chacras super mistificados, dramatizados e folclorizados em termos de conteúdo que encontramos por aí. Gosto de sintetizar esse chacra da seguinte forma: ele processa toda energia relacionada com a sensação de pertencimento com a vida que estamos vivendo. É nele que a gente percebe se a pessoa se sente perdida ou não na vida.


É muito comum as pessoas não saberem o que estão fazendo na vida ou o que vão fazer da vida, e é nesse chacra que você percebe esse caminho, que é só seu, intransferível e completamente pessoal e flexível. Se você tá fazendo algo na sua vida que é fruto da vontade e pressões externas, da família ou sociedade, você terá instabilidade de funcionamento desse chacra.


Sentir esse chacra no dia a dia é sentir se você está fazendo o que suas energias estão pedindo. É como estar enraizado, fincado no que você sente ser o seu propósito de viver, independente do que você esteja fazendo ou deseja fazer.


Você só consegue ativar esse chacra e fazer ele funcionar de forma harmônica quando você deixa ele fluir de forma honesta com suas vontades e valores, íntima e bem conectada com tudo que é processado nos chacras acima dele. Assim como o chacra coronário nos conecta com nossa versão mais sutil e sofisticada, esse chacra básico se conecta com o que há de mais concreto e enraizador na nossa existência nessa vida física.


O chacra básico funciona como nossa versão de software atualizada pra essa vida, nesse momento presente e em plena sensação de pertencimento. Tente não usar a vida do outro como comparativo, ou pegue outras "versões de softwares" pra você fazer com que sua vida seja como a vida de outra pessoa. Essa raiz é sua, sinta e perceba ela o mais prática e conectada possível. Perceba se a vida que está levando faz com que você se sinta vivo, preenchido de vitalidade e propósito, de forma que não passe por nenhum lugar de dúvidas e que seja firme essa raiz que você finca cada vez mais na sua jornada de vida.


- Chacras Plantares das solas dos pés:


Este é um dos momentos da leitura energética mais incríveis pra pessoa que recebe e pra mim também. Quando conecto nos chacras plantares das pessoas eu percebo todo o benefício energético que a pessoa usufrui quando absorve energias da natureza, que é a função desse chacra. É nele que a gente percebe onde a pessoa tá se complicando mais e que precisa suavizar e reabastecer com as energias de maior simplicidade possível.


No geral, tá todo mundo meio desconectado da natureza e consequentemente de si mesmo. As solas dos pés são o nosso primeiro ponto de contato de interação e troca energética pois ficam o tempo todo absorvendo energias da natureza, esteja onde você estiver. Quanto mais contato com a natureza maior a chance e potencial de você absorver energias que nos suavizam e nos descomplicam.


Normalmente as pessoas se reabastecem do cardiochacra pra cima, nossa região energética de maior complexidade e sofisticação, simplificando e dando leveza as agitações de interações sociais constantes que temos e também diminuindo o ritmo frenético de pensamentos. Estar na natureza absorvendo energias mais simples nos reabastece com um tom de leveza e simplicidade de manifestar quem somos. É a natureza nos ensinando que as coisas são o que são e que deveria ser simples nascer, viver e morrer. É o chacra que exemplifica o conceito de impermanência e alívio dos sofrimentos da forma mais didática e simples possível.


- Chacras Palmares das palmas das mãos:


O último chacra da leitura energética a ser lido, pensado para que a pessoa possa sair com um direcionamento prático do que fazer pra melhorar suas energias e sua vida no geral. Se pelas solas dos pés que a gente suaviza nossa vida. é pelas mãos que temos o para poder agir de forma prática.


As pessoas no geral dão muito enfoque sobre o papel de doação de energias relacionado a esses chacras. Nossas mãos são bem mais pé no chão, ou melhor, mão na massa do que qualquer coisa que faça você se sentir culpado por não estar exteriorizando energias e doando para que o mundo e as pessoas sejam melhores. Eu gosto muito de pensar nesse chacra e nas energias em geral, colocando como postura principal de trabalho energético, fazendo analogia àquele aviso de voo comum que todo mundo ignora quando tá dentro do avião: "em caso de despressurização, primeiro coloque a máscara em você e se possível depois coloque a máscara em outra pessoa próximo caso ela esteja com dificuldade".


Primeiro se firme e se ajude energeticamente, se conheça mais, ouça e perceba mais o que suas mãos querem que você faça para se melhorar. As energias das palmas das mãos querem nos melhorar o tempo todo e é muito interessante o que aparece na leitura quando o foco é nessa região das mãos.


Aparecem coisas como movimento de dança havaiana, luta de espadas, gestos orientais e de outras culturas relacionados com as mãos, vontades de praticar atividades que usam bem as mãos como a natação, basquete e até peteca. E sempre que relato pras pessoas o que as mãos delas querem fazer, elas relatam que estavam adiando essa vontade de praticar tal atividade há muito tempo.


Se conecte mais com as energias das suas mãos que muito provavelmente você vai começar a fazer mais coisas práticas que realmente fazem sentido pra você se melhorar energeticamente.


Qual a maior vantagem ou benefício de fazer a leitura energética?


Ao longo dessas leituras fui percebendo que as pessoas estão bem desconectadas dos seus corpos sutis por vários motivos. Tenho ajudado muitas pessoas a darem valor pras intuições e vontades de fazer coisas que elas acreditavam ser uma "viagem" da cabeça delas.


As pessoas que estão fazendo essa leitura focada nos chacras estão buscando mais autonomia no processo de se desenvolver como pessoa e principalmente buscar mais confiança para aliviar sofrimentos diversos por falta de habilidade em trabalhar pontos tão sensíveis e delicados como os do chacra cardíaco por exemplo.


Ter um panorama geral de vários aspectos da sua vida, de forma interconectada pelo entendimento energético ajuda você reconhecer valores, qualidades, vontades, direcionamentos e encaminhamentos práticos de atitudes que vão fazer com que você tenha uma vida mais fluida e harmônica energeticamente.


Viver bem é viver de forma fluida, deixando os chacras processarem as energias com fluidez, fazendo com que você seja o que você é, com menos sofrimento e com mais lucidez para uma vida com mais sentido.


 

Siga o VibeLab nas redes sociais:


Instagram: @mateus.vibelab

Youtube: Canal Vibelab

Nosso podcast no Spotify: VibeLab Podcast


Quer agendar sua sessão de leitura energética online ou presencial?


Conheça mais sobre a leitura clicando aqui, ou agende direto sua leitura online ou presencial (disponível para Brasília ou a combinar em outras cidades)







33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page