top of page

O que são chacras e como eles afetam sua vida?

Atualizado: 5 de mar. de 2020

Chacras, do sânskrito "chakras" (roda de luz), são estruturas energéticas complexas com funções distintas, com uma estrutura sutil que lembra um funil com movimento de rotação de um vórtice.


Chakra como descrito pelos hindus


É muito importante frisar um ponto de que até o momento não temos nenhuma tecnologia capaz de captar visualmente ou de qualquer outra forma as estruturas dos corpos sutis, incluindo os chacras. Por isso as ilustrações terão sempre a base hindu, como representação mais antiga das "pétalas" que giram e formam esse desenho de moinho em espiral. Mas com o passar do tempo e o surgimento de novas frentes de linhas do conhecimento de espiritualidade temos um pouco mais de detalhes sobre sua estrutura anatômica.


Como pesquisador e experimentador, corroboro com a estrutura visual abaixo apresentada (em algumas imagens) em alguns aspectos:

- Formato cônico dos chacras;

- Cilindros internos em movimento de rotação.


Não corroboro com os seguintes pontos das ilustrações:

- Cores dos chacras;

- Posição dos chacras principais;

- Ausência dos chacras secundários e auxiliares;

- Ausência do duto de alimentação principal.


Com base em minhas experiências pessoais, ao londo de 20 anos de prática,10 anos de pesquisa independente sobre energias sutis e quase 200 horas de leitura energética, a partir de fenômenos de percepção extrassensorial como clarividência e projeção fora do corpo, a estrutura anatômica do chacra tem esse formato cônico, com uma película protetora externa. Na parte interna do cone existe um conjunto de cilindros com centenas ou milhares de tubos ocos, todos sem cores. Este funil parece estreitar e condensar cada vez mais as energias encaminhando para um "duto de alimentação energética" principal, que tudo indica ser o que os textos indianos antigos chamam de "Sushumna".

*Em breve atualizarei esse post com uma ilustração feita pelo VibeLab.


Quais são os chacras, suas funções e categorias?


Existem uma quantidade de chacras que talvez não seja possível contar, por enquanto, assim como se estima a quantidade de células em nosso corpo. Mas de modo didático os chacras se dividem em 3 categorias:


- Chacras Principais: Coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico ( 7 no total )

- Chacras Secundários: Nucal, clavicular, esplênico (lateral esquerda) e correspondente a suprarrenal direita, lombar e joelhos ( 6 no total )

- Chacras Auxiliares: Palmares (palmas das mãos) e Plantares (solas dos pés) ( 2 no total )


Segue abaixo alguns dos chacras com suas respectivas localizações, nomes e funções:

(gráficos retirados da página da leitura energética focada nos chacras)



Como eles funcionam?


Assim como nosso corpo físico funciona de modo incessante trabalhando para a manutenção e equilíbrio de vida, nosso corpo energético e o conjunto de chacras também fazem o mesmo.


Os chacras trabalham absorvendo e exteriorizando energias o tempo todo, cada um com sua respectiva função e demanda de padrão vibracional, conforme o resumo ilustrado citado acima. Esse movimento de absorção de energias se resume ao processamento de energias que vem de fora do seu corpo energético e é processada para dentro desse mesmo corpo e o movimento de exteriorização vem de dentro pra fora, processando todas as energias da nossa manifestação que interage com nosso mundo externo.


Mais abaixo explico com um pouco mais de detalhes como nosso comportamento, a forma como manifestamos nossos sentimentos, emoções e pensamentos, é processada nos chacras, deixando assim muito mais didático e fácil de entender que cada padrão vibracional é fruto da nossa manifestação. E como os chacras estão todos interligados, qualquer desarmonia em um chacra (harmonia na forma de manifestar um tipo de comportamento) pode desencadear desarmonias em outros chacras (gerando desarmonias na nossa manifestação e comportamento)


Em resumo, nossos chacras processam as energias de interações que temos em vida, de toda forma de manifestação e comportamento que temos com a gente mesmo e com os outros, podendo gerar mais ou menos harmonia em um chacra específico.


Pra que servem os chacras?


Nossos chacras servem para nos manter em equilíbrio, atuando como centros energéticos de estrutura complexa, processando energias de interação com nossa manifestação pessoal interna e externa. Eles atuam como centrais de processamento, cada um com sua função e responsabilidade de processar um padrão vibracional distinto. Essas centrais energéticas ou "mini usinas energéticas" (para melhor entendimento) estão em nosso corpo energético para atender e organizar as energias necessárias para executar as demandas da nossa vida.


A cada sentimento, emoção e pensamento que estamos manifestando o tempo todo, nossos chacras estão ali trabalhando para organizar e processar essas energias em seus respectivos locais de atuação e responsabilidade. Nossos chacras atuam trabalhando a todo vapor para nos manter em equilíbrio, com vida e harmonia.


Relação dos chacras com nosso comportamento


Ampliando um pouco mais sobre nosso comportamento e o funcionamento dos chacras podemos partir do ponto de experiências e vivências práticas que temos no nosso dia a dia para ajudar a entender e exemplificar de forma mais didática:


- Sentir raiva: Função do Chacra Umbilical



Na região da barriga nós processamos as energias de força e vitalidade do corpo físico. Quando estamos em desarmonia energética nessa região essa força e vitalidade pode ser processada como energias de raiva ou ódio. Se não processamos de forma harmônica esse padrão de raiva e principalmente se não colocamos essa energia pra fora do nosso corpo energético (esse tipo de energia é expressa através do movimento do corpo físico, com expressão corporal e atividades físicas diversas) começamos a ter um comportamento de potencial violência e agressividade, pelo simples fato de reter essa energia na região da barriga, sem movimentá-la.


- Excesso de pensamentos e intuição: Função do Chacra Frontal




A intuição é uma das principais funções do chacra frontal, atuando como uma terceira via de sabedoria, captando informações que estão fora do alcance dos nossos sentidos, da nossa lógica e imaginação. Quando acumulamos energia nessa região por excesso de pensamentos, ficamos mais refém de não ter uma intuição mais aguçada. E essa condição faz com que a gente não consiga solucionar questões, diminuindo nossa criatividade ou capacidade de análise técnica baseada em fatos. Pra intuição funcionar de forma harmônica essa região dos pensamentos do chacra frontal deve estar relaxada, calma e aberta para possibilidades, sem julgamentos e expectativas.


- Sentir tristeza: Função do Chacra Cardíaco



A tristeza assim como a mágoa e culpa são sentidas e percebidas no chacra cardíaco, nossa central de relacionamentos com os outros e com a gente mesmo. Sempre quando sentimos algo por alguém ou por nós mesmos, nosso chacra cardíaco está ali processando esse tipo de padrão vibracional. Quando o sentimento é um pouco desagradável e de difícil acesso, a tendência da maioria das pessoas é negligenciar o que sentiu e seguir com a vida, mas para o chacra em si, aquela energia não foi movimentada, nem acessada (sentida) e isso começa a gerar uma série de desarmonias no chacra, podendo causar bloqueios e desalinhamentos.


- Se sentir vivo: Função do Chacra Esplênico



Esse chacra processa as energias que nos fazem sentir vivos de alguma forma. Quando em harmonia ele se comporta de maneira mais leve e nos dá sensação de vida do corpo físico e em desarmonia ele gera uma demanda de nos fazer sentir vivos através de: adrenalina, jogos, vícios diversos, situações que envolvem correr riscos. São as formas mais fáceis e comuns desse chacra processar energias de se sentir vivo, caso esta área da vida da pessoa esteja com alguma questão mais complexa.


- Se sentir perdido e sem saber o que fazer: Função do Chacra Básico ou Raiz



Toda a energia que vai de encontro com a sensação de pertencimento à vida que estamos levando, é processada nesse chacra, localizado na região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais. É chamado de raiz por sua localização e função de nos enraizar nesta vida física, lutando pela sobrevivência da vida e do propósito de estar vivendo.


Tipos de desarmonias dos chacras


É muito comum as pessoas pensarem que desalinhamento e bloqueio dos chacras é algo comum e que qualquer desarmonia sentida possa vir a ser uma dessas duas situações. Existem muito mais tipos de padrão de funcionamento do chacra que podem trazer desarmonia pra ele e pra toda sua manifestação de modo geral.



Padrões como o de gerar alta demanda de utilização do chacra sem o aproveitamento 100% dessa energia gerada também é uma forma de desarmonia no chacra.

Pressão interna ou externa perante a função do chacra também é outra forma de desarmonia. Como exemplo dessa desarmonia temos a do chacra sexual onde você tem uma lista gigante de ideias e vontades de materializar mas procrastina e se atropela na organização e produção. Quando temos vontades e ideias a se materializar no mundo físico, geramos uma demanda energética pro chacra sexual e com a não materialização desses desejos, o chacra começa a funcionar de maneira desarmoniosa.


Como perceber os chacras?


A percepção energética é uma habilidade do corpo sutil que temos e manifestamos com ele assim como o ouvido musical é uma habilidade desenvolvida do corpo físico. Toda habilidade é possível de ser desenvolvida a partir de experiência prática e de técnicas. Perceber as energias e o funcionamento dos chacras, seja de seus próprios chacras ou de outras pessoas, é uma habilidade inerente ao corpo energético que pode ser controlada, dominada e usada de forma lúcida e intencional.


Lançamos uma série de episódios no nosso PODCAST onde debatemos e ampliamos a conversa sobre cada chacra e no final de cada episódio fazemos uma proposta de atividade prática guiada, relacionada ao tema do chacra em questão. Além disso para quem está em Brasília, é possível fazer nossos cursos presenciais com a temática de chacras, que acontecerá mensalmente até dezembro de 2020, e você pode acessar e se inscrever clicando aqui.


Leitura Energética focada nos chacras


A Leitura Energética focada nos chacras que realizo tem o foco de ajudar você que ainda não consegue ter clareza sobre seu próprio corpo energético e de seus chacras. Nesta leitura é possível aprofundar de forma objetiva sobre o funcionamento de cada chacra de forma detalhada, entendendo a forma como você lida com várias áreas da sua vida e manifestação.


Se quiser saber mais é só clicar aqui e agendar a sua leitura.


Tem dúvidas ou gostaria de comentar algo sobre os chacras ou o VibeLab? Comente esse artigo ou entre em contato! Estamos no instagram como @mateus.vibelab e no Facebook como Vibelab.pesquisa

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page